Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pirinéus 2012 - Ordesa e Monte perdido - Dia 20/OUT - Via ferrata de Sorrosal, Broto

O extra que não estava definido mas sempre se realizou.
Já tínhamos visto fotos e vídeos da via ferrata do Sorrosal, mas como eu nunca tinha feito nenhuma, o 'à vontade' não era muito. E como a escalada já é algo que não faço à um ou dois anos, pior ainda!
http://deandar.com/ferratas/via-ferrata-broto
Para quem sabe o que faz não é um bicho de sete cabeças, sempre que leve o equipamento próprio e os conhecimentos necessários. Há que ter sempre o devido cuidado e atenção pois é sempre uma actividade com o seu risco inerente.
Fez-se em 4 ou 5 horas. Partimos de Torla e fomos em caminhada pela beira rio até Broto. +/- 3 kms simples, sem nenhuma dificuldade especial.
Em Broto há indicações para o início da ferrata. Lá chegados... o nível de ferrugem não é muito inspirador, mas a linha foi instalada recentemente. Assim, não podia estar em muito mau estado!
A via passa por uma mina de pouca profundidade, que dá acesso a um pequena travessia até um tronco a servir de ponte. Daqui, subimos até à cascata, onde se forma uma pequena lagoa no topo, com espaço para o almoço. Passo seguinte, subimos até uma varanda com magnifica vista sobre Broto. Em poucos passos subimos a última vertente para ver a placa de final de via. A descida para Broto, não apresenta dificuldades.










































Sem comentários:

Enviar um comentário