Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pirinéus 2012 - Ordesa e Monte perdido - Dia 17/OUT - De Góriz e Monte Perdido a Sarradets

Neste dia começamos por subir ao Monte Perdido.
Tarde, pois no final de contas, às 9.30 da manhã era hora de arrancar para Serradets, subimos ao Monte Perdido.
Por indicação do guarda do refúgio, em 6 horas era possível subir e descer.
Assim foi, em 6.30h. Foram 4h para cima, por caminhos cheios de cascalho até dizer chega. Lá passamos por mais correntes, cravadas em zonas molhadas. Bem deram jeito. 
A parte final é a mais penante. Do Lago Helado vemos toda a extensão da rampa de gravilha e cascalho que é a Escupidera. 1.30h sempre a subir e a escorregar. Há uma alternativa em rocha pelo lado direito, para quem sobe. Mas como não sabíamos o grau dessa alternativa, fomos pelo que parecia mais fácil.
Lá em cima, nos 3350m do Monte Perdido, as vistas são espectaculares!
Vemos perfeitamente o vale de Ordesa, o vale de Pineta e o vale de Gavarnie.
Só lá em cima é que temos uma ideia do mar de montanhas onde nos encontramos.
E toca a descer porque já é tarde, para ir para Sarradets. Mais 2 horas de gravilha e cascalho, mas a descer torna-se mais fácil. Cravando a bota no excessivo cascalho, acontece o mesmo que na neve: a bota enterra-se e o cascalho pára o passo.
De Góriz lá partimos finalmente para Serradets. Mais cascalho, embora em menor quantidade. Com mais ou menos passos técnicos, lá chegamos ao Paso de Sarrios, pelas 20.00h. Frontais e arneses deram jeito pois às escuras não deu para perceber a profundidade do passo. Existem correntes para ajudar a transpor a dificuldade. Há quem diga que não é preciso arnês, mas pela noite dentro resolvemos não facilitar.
Deste passo até à brecha de Rolando são 20/30 minutos. 
Fizemos breve descanso nesta passagem para França. Por acaso a imponência da rocha, negra pela noite, recortada num céu perfeitamente limpo e estrelado, resultou numa imagem espectacular mas que não consegui retratar na minha Canon. Ficará na memória.
Para 'ajudar à festa' fiquei sem a segunda reserva de pilhas recarregáveis para o frontal. Acabei esta última hora de cascalho a descer até Sarradets 'à boleia' dos frontais mais próximos!
Eram as 22.30 quando jantamos à luz das estrelas em Sarradets. Nunca uma 'surbia' soube tão bem!

Nota: as fotos só foram tiradas até chegar ao Paso de Sarrios. Com a noite e o cascalho/gravilha a dificultar a progressão, mais valia ter a máquina guardada.



























































Sem comentários:

Enviar um comentário